Algumas pessoas têm horror à ideia de planejamento. Sentem que, ao agendar atividades e compromissos, ficarão com a vida “engessada”, chata, previsível. Ou então, dependendo do momento, têm a impressão de que fazer planejamento é uma perda de tempo, que poderiam fazer “mais coisas” em vez de parar para organizar o calendário.
Antes de mais nada, é preciso dizer que, obviamente, uma atitude muito obsessiva com o planejamento pode ser um problema, até porque a vida nos apresenta desafios e surpresas que não podemos (nem queremos, muitas vezes) prever. Ainda assim, desenvolver o hábito de organizar a rotina a partir do que está por vir é essencial para que o tempo “jogue” a nosso favor.
Para entender a importância dessa premissa, pensemos que existem os momentos de “planejamento” e os momentos de “execução” das tarefas. Imaginemos a analogia da construção de um prédio: há um período em que se fazem os desenhos do projeto de arquitetura, os cálculos de engenharia, os estudos de terreno, a preparação do cronograma e do orçamento. Depois de tudo isso é que vem a construção propriamente dita.
Como seria essa tarefa se uma empresa de construção resolvesse colocar logo a “mão na massa” para fazer o prédio, tomando decisões no “improviso”? Obviamente, enfrentaria muitos problemas e gastaria muito mais tempo e dinheiro.
Guardadas as devidas diferenças, podemos dizer que o mesmo se aplica a qualquer atividade, inclusive o estudo: se investirmos tempo pensando nos objetivos, definindo uma metodologia e montando um cronograma, certamente estudaremos de forma mais inteligente e mais rápida! Basta vencer a ansiedade de querer logo começar a “fazer” alguma coisa em vez de refletir um pouco.
Na prática, sugerimos que, a cada mês o estudante faça um planejamento de médio prazo e a cada semana seja feito um de curto prazo. A cada um desses planejamentos, devemos partir das respostas às seguintes perguntas:
- Quais são as provas e eventos decisivos no horizonte?
- De quanto tempo eu disponho até essas datas?
- Quais são ou devem ser minhas prioridades (matérias que valem mais, matérias em que estou com nota baixa)?
- Como a Coordenação Acadêmica recomenda que eu estude essas matérias?
Feito esse levantamento, você terá mais elementos para organizar os dias e priorizar os estudos de maneira mais produtiva.
Fonte.: https://manualdoestudo.deaaz.com.br/2016/09/02/gestao-do-tempo-i-principios-fundamentais/
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